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Il Sorpasso de Dino Risi |
«Sembra una vespa (Parece uma vespa)» Rezam as crónicas da época que terá sido essa a exclamação de Enrico Piaggio, filho do fundador da marca, a dar nome a um dos mais icónicos modelos de motas da história, mas também um dos mais bem sucedidos casos de reconversão em termos de crise. Antes disso, a italiana Piaggio, fundada em Génova, em 1884, alimentava sobretudo a indústria aeronáutica, com a construção de aviões e componentes de aviação durante o período que abraçou as duas grandes guerras mundiais. Com o final da II Guerra, numa Itália com a economia e as estradas destruídas, Enrico redireccionou o foco da empresa, criando um meio de transporte simples, económico e elegante que logo ganharia fama mundial.
A Vespa é só um dos vários exemplos que podem ser encontrados em manuais sobre inovação em tempos de crise. Também ao jornalismo a necessidade de reinvenção tem levado à experimentação de novas fórmulas, novos projectos, novos modelos de negócio. Por entre o negro horizonte instalado, vão surgindo pequenos sopros de esperança, seja à boleia de projectos independentes, de plataformas colaborativas, de novos formatos (podcast, jornalismo de dados, factchecking....) ou de diferentes formas de financiamento que sustentem a sobrevivência dos media.
Rui Frias, in O Jornal, Retratos da Fundação, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Fevereiro de 2025.
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