segunda-feira, 8 de junho de 2020

Atlântico de Helder Luís

Fotografia de António João Lima 
Esteve em exibição, no verão passado, no Museu Municipal da Póvoa de Varzim, uma exposição que teve por título de “Atlântico”, e que agregava um conjunto alargado de fotografias que documentava uma viagem iniciada na Póvoa de Varzim e concluída em Ponta Delgada da embarcação açoriana “Íris do Mar”. O artista multimédia, Helder Luís, responsável pelas imagens, juntou-se à tripulação e registou o vigor do ofício quotidiano e esforçado dum grupo de pescadores, provenientes de diferentes comunidades e nacionalidades, que reflectem já uma labuta piscatória em profunda alteração. O livro que acompanha a exposição, apresenta-se como registo de imagens da faina piscatória, essencialmente, dá conta dos seus gestos e técnicas, o seu modus operandi, apontando caminhos e estabelecendo pontes entre dois universos a precisar de diálogo. O livro apresenta ainda soluções para uma pesca responsável, o que seria de todo útil que fosse tido em conta.

Grotta - Arquipélago de Escritores nº4



        O número quatro da revista Grotta, arquipélago de escritores, já saiu e pode ser pedido ou comprado através da livraria “Letras Lavadas”. A direcção pertence a Nuno Costa Santos, a coordenação editorial de Diogo Ourique e a composição fotográfica da capa é de Sara Leal. O seu conteúdo contém uma resenha alargada sobre o trabalho poético de José Henrique Santos Barros, uma entrevista ao crítico literário, Vamberto Freitas, uma súmula poética do holandês Lucebert e de Armando Emmanuel, outra prosa sobre o silêncio e lentidão das fajãs de Ana Monteiro e muitos outros textos propícios às mais diversas leituras. A revista tem o preço de venda ao público de 14 euros.

É Preciso Ver o Cubo Para Não Ficarmos Quadrados

“(...)Neste vaivém diário do não questionamento, da luta alienada pela sobrevivência e da inversão de prioridades, acredito que os lugares da cultura devem ser lugares de questionamento. Devem ser templos do pensar por pensar, os lugares do verdadeiro encontro da reflexão. Mais do que nunca, museus, bibliotecas e auditórios são essenciais para podermos criar espaço para os processos de empatia. Um centro cultural deverá ser um espaço com tempo lá dentro. Necessitamos de programas que nos provoquem e desafiem a olhar o diferente e acreditar na diferença como única possibilidade de ver os outros lados do cubo. Necessitamos de mais espaços culturais que apostem nos encontros da diversidade. Verdadeiros espaços públicos, espaços cúbicos com faces opostas, com arestas confluentes e com vértices mobilizadores.”

Luis Sousa Ferreira, in Disco Riscado, Revista Gerador, Janeiro de 2020

...

o barco à cabeceira do filho
que a mãe encharca de luz
na invectiva infanticida
de afundar o barco
o barco onde o filho navega
a sonho alto gritando
a fúria que o impele
contra o excesso de luz.


Ana Paula Inácio in "As Vinhas do Meu Pai", in Quasi Edições, 2000.

Documentário, Cinema do Real?

          «Todo o cinema é espelho do real e da ficção. O cinema é o espelho da vida. E a vida é una, não se pode separar. É na realidade que encontramos a fantasia. Mas é também na fantasia que encontramos o real. O cinema é a linguagem do olhar, da procura daquilo que aparentemente não se vê.»

Claudia Varejão, in "Revista Gerador", número 29, Janeiro de 2020.