domingo, 5 de julho de 2020

Um Verso de Mazzy Star

I think it's strange you never knew

Canto da Maya no Núcleo de Santa Bárbara

"Canto da Ilusão", 1929. 

...que as Varinas eram as ovarinas de Ovar?

         "Sim, é verdade. As varinas, mulheres que em Lisboa vendiam peixe e se fixaram sobretudo no bairro da Madragoa, e mais tarde em Alfama e Mouraria, são descendentes das gerações de ovarinas vindas do litoral de Aveiro no início do século XIX, essencialmente do concelho de Ovar, para acompanhar os maridos pescadores. Com o tempo caiu a letra que as ligava às raízes e fixava  residência na sua alma. De Ovar trouxeram a atitude viva e desperta que fazia delas uma população inteiramente à parte. E era vê-las, atrevidas e ruidosas com uma canastra de fundo chato, que equilibravam na cabeça com imodesta habilidade."

Ana Rita Ramos, in Jornal Público, sábado, 4 de Julho de 2020

Aprender a fazer chá

           "Para aprender a fazer chá recomendo que se usem exclusivamente os chás sublimes da Gorreana. Visitei há muitos anos as plantações  de chá em São Miguel e recomendo a visita a quem tiver a sorte de ir àquela abençoada ilha. 
            Os chás são todos muito bons e claramente etiquetados, os preços são justíssimos e têm a vantagem de serem naturalmente bio (não há pragas de insectos em São Miguel). A Gorreana é uma família que faz uma família de chás, desde o chá verde ao Oolong e ao chá preto, com folhas inteiras  ou partidas ou naturalmente moídas." 
Miguel Esteves Cardoso, in Fugas, 4 de Julho de 2020.