quinta-feira, 2 de maio de 2019

¾: A Celebração da Primavera com os Maios

O “3/4”, o mítico café Caziff, celebra a chegada da Primavera.
Ah! A Primavera, o retomar da estação vital, alavanca do vigor e da força da natureza. Contigo chega também a tradição dos Maios. Tradição que se realiza anualmente em diferentes ilhas dos Açores e São Miguel não é excepção.
Este ano o ¾ comemora o advento da vida e da natureza com a colocação dos Maios no exterior da entrada do café. Os Maios são bonecos elaborados de forma artesanal, à semelhança das figuras humanas, mas maiores, desmedidos - para que todos possam observar o seu modo excessivo e expressivo.
O ritual não é de agora, Maia era a deusa da mitologia romana da Primavera, daí a evocação de festa pagã aponta para o despertar da vida: o aparecimento das flores, o semear das plantações para a colheita.
Por esse motivo, na abertura do mês de Maio aparecem os Maios, e junto a eles surgem sátiras, pregões, narrativas, que dão conta dos dias e da vida que por aqui se vive. Uma folia para quem passa e observa o divertimento ali presente.
Aproveitemos os Maios para homenagear o novo impulso no centro histórico, para um novo encontro de Ponta Delgada com a beleza e a recriação das suas tradições, enfim, um momento de alegria e júbilo do humano.

Absurdo (II)