sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Pintura: Código Postal 9500 - Três residentes artistas: Beatriz Brum, João Miguel Ramos e Sara Rocha Silva no CMC de PDL

O Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada inaugurou recentemente a exposição “Código Postal 9500 - Três residentes artistas: Beatriz Brum, João Miguel Ramos e Sara Rocha Silva”. Este núcleo expositivo ficará patente até 28 de Dezembro e está aberto ao público no horário de expediente. A ideia partiu da artista plástica Maria José Cavaco que, aludindo ao conto de Joseph Conrad, O plantador de Malata, aliou também o correio postal do lugar de origem dos três jovens artistas a criar e a residir em território micaelense.
O artista plástico, João Miguel Ramos, dá-nos a conhecer alguns trabalhos com o sugestivo título “Bad Painting”, vários balões com cabeças em gesso em forma de suporte e ainda balões com pinturas que evocam Gustave Courbet ou Domingos Rebelo. Um trabalho marcado por um refinado bom gosto e pela auto ironia, permitindo ao espectador uma curiosa reflexão assente na desconstrução da arte enquanto instituição, bem como a sua rotineira representação. A confirmá-lo basta observar o modo como “dissemina” os seus materiais pelo espaço expositivo e os suportes em que os trabalhos se encontram. Por outro lado, Beatriz Brum usa a simplicidade do acetato para dialogar de forma experimental com a iluminação e as diferentes linhas e formas de representação cromática presente nos materiais. Aproveita a busca interior e demanda artesanal para mapear o território formal a seu bel prazer. Por fim, temos o trabalho figurativo de Sara Rocha Silva a revelar um interessante domínio da técnica e da perspectiva, focando a sua deambulação por lugares assépticos que quotidianamente frequentamos: zona das partidas em aeroportos, centros comerciais, salas de espera de bancos ou hospitais ou as singelas cadeiras de autocarros insulares.
Deste modo, vale bem a pena despender atenção e tempo do nosso olhar pelos diferentes espaços do Centro Municipal de Cultura - assim recomeçado e reaberto para exposições - nesta interessante proposta que nos é feita, pressentindo que aquilo que nos reserva as paredes e no chão deste renovado espaço expositivo é um novo e curioso diálogo com as obras expostas pelos novos ou já conhecidos artistas plásticos açorianos.