sexta-feira, 28 de julho de 2017

Sobre a exibição de Cinema em São Miguel...

     “O encerramento de cinemas tem sido uma constante por todo o país, devido à profunda alteração dos hábitos de fruição cultural (e dos dowloads ilegais), por intermédio de uma plateia que não tem tempo a perder.
            Mesmo e apesar disto, os cinemas têm sido repescados como importantes elementos de revitalização dos centros históricos, não em formato multiplex, mas apontando a públicos mais especializados, exibindo aquilo que não tem lugar numa espaço mais massificado.
A recuperação do cinema Batalha, na cidade do Porto, com um projecto de arquitectura do mestre Alexandre Alves Costa, é um bom exemplo daquilo que devemos seguir, envolvendo, para o efeito, a comunidade local.
Apesar de Ponta Delgada ter recuperado a exibição comercial de cinema, o facto é que a programação existente não contempla uma série de opções, bloqueando o público cinéfilo acesso a uma maior diversidade.
Caberá ao exibidor privado garantir esse desígnio? Provavelmente não, na medida em que a sustentabilidade da sua actividade dependerá de um outro conjunto de acções. Simultaneamente, esta mesma opção afastará, paradoxalmente, um público potencial,
A cultura requer conhecimento, investimento e a criação de boas práticas. Sem um sólido desenvolvimento sócio-cultural, não será um plano (nem o Turismo) que o garantirá.”

Alexandre Pascoal, in Açoriano Oriental, 24 de Julho de 2017.