segunda-feira, 27 de junho de 2016

Josef Koudelka

Portugal, 1976

Do Sucesso

         "Como as pessoas que começaram antes não conseguiram o sucesso dos que começaram depois, viram-se contra o sucesso destas pessoas. Isso é muito típico em todas as áreas. Não é só na literatura. As pessoas em vez de ficarem contentes com um sucesso que pode fazer alguma coisa pela leitura em Portugal, não, ficam chateadas porque gostariam de ter o mesmo sucesso e não tiveram."
Maria do Rosário Pedreira, in Revista Ler, verão de 2016.

Três Canções Estivais

Fotografia: Eduardo Brito
Junho está quase no fim e nem sabor a santos populares (fica a promessa de celebrar o São Pedro!). As noites tardam em aquecer e com o raiar da manhã surgem os garajaus sedentos de costa e temperaturas quentes. Os dias são agora maiores e a luz chega para ficarmos até mais tarde junto do mar e assistir a este espectáculo quotidiano das nuvens.
Este é o mês em que se anunciam todas as viagens e que, por isso, serão acompanhadas pelas canções que dão brilho à estação. Recordo aqui pelo menos três das canções que falam desse estio em crescendo ou mesmo a cristalização desse sentimento estival. A começar a voz de Zeca Afonso, com o tema “Coro da Primavera”, num refrão assumidamente cheio de esperança e vitalidade: “Ergue-te ó Sol de Verão/Somos nós os teus cantores/Da matinal canção/Ouvem-se já os rumores/Ouvem-se já os clamores/Ouvem-se já os tambores.” Segue-se a canção “Leãozinho”, expressa na voz doce e dolente de Caetano Veloso: “Gosto muito de te ver, leãozinho/Caminhando sob o sol/Gosto muito de você, leãozinho/Para desentristecer, leãozinho/O meu coração tão só/Basta eu encontrar você no caminho.” E, por fim, quando o verão se fecha e tudo terminar ou for a enterrar (se possível, na areia!) deverá ser possível cantar "That Summer Feeling", de Jonathan Richman: “When there's things to do not because you gotta/When you run for love not because you oughta/ When you trust your friends with no reason notta/The joy I've named shall not be tamed/And that summer feeling is gonna haunt you one day in your life.” O verão promete!