quinta-feira, 5 de outubro de 2023

O mês de Outubro na Yuzzin

           A Yuzzin deste mês de Outubro aposta uma vez mais numa capa onde sobressaem as cores preta e branca,  muito provavelmente a tentar ajustar-se com a mudança de estação e da hora que se avizinha. É certo que estamos ainda com muita humidade no ar e com alguns dias solarengos a lembrar o verão. Portanto, há ainda muito para aproveitar nestes dias quentes e abafados antes da chegada  de mais um Inverno longo e líquido, à semelhança dos anos anteriores. Nesta edição da Yuzzin temos muita informação da atividade cultural insular, sendo este um belíssimo serviço público que a Associação Silêncio Sonoro presta à comunidade micaelense. É da política da agenda ir descobrindo mensalmente vários artistas e criadores, desta vez foi a artista Sara Massa,  uma artista plástica micaelense, e o Atelier Mezzo,  colectivo de arquitectos, há já algum tempo no terreno. A oferta musical é vasta e variada, basta por isso constatar que este mês há (dia 14, blackbox do CAC - Arquipélago), o concerto de Filipe Furtado Trio. Ainda no que concerne à música, o Ateneu Comercial (dia 21, às 21h30), oferece-nos um concerto com o argentino Santiago Córdoba. Este é também o mês do Fuso Insular, uma mostra anual de videoarte, regressar em força a Ponta Delgada e à Ribeira Grande no final de Outubro. A programação deste festival gira em torno da Igreja do Colégio e a blackbox do Centro de Artes Contemporâneas - Arquipélago, numa programação marcada pelo experimentalismo, a liberdade criativa e a aprendizagem teórica do mundo das imagens. A conhecer para quem ainda não conhece.

Uma frase de Bertolt Brecht

 A ciência conhece apenas um mandamento - contribuir para a ciência.

O Pianista do Triângulo

Francisco Lacerda 
     A primeira vez que escutei, ao vivo, a música do açoriano Francisco Lacerda foi, em Novembro de 2012, no foyer do Centro de Congressos de Angra do Heroísmo num concerto de Luísa Alcobia, acompanhada ao piano por Grigory Grytsyuk, numa encantadora viagem pela música dos séculos com as partituras de Mozart, Schubert, Fauré, Erik Satie e Luís Freitas Branco.
      Recentemente, deu-se, um pouco por todo o arquipélago açoriano, os “Encontros Sonoros Atlânticos”, um programa de concertos alicerçados/inspirados na obra do compositor e maestro, natural da Ilha de São Jorge, Frederico Lacerda. Foi, também, nesse mesmo catálogo, que nos deparamos com uma fotografia do músico jorgense digna de constar de qualquer biografia musical. Esta pícara e acrobática fotografia foi, muito provavelmente, tirada nos início do século XX, numa viagem de barco algures a meio do Atlântico. Quem terá sido o fotógrafo?