terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Março Marçagão...

Mova Dreva de Katerina L´Dokova
Festival Prolíficas 2024
Vamos entrar em Março, terceiro mês do ano, período ainda de muitas dúvidas quanto ao aquecimento corporal e com um provérbio martelado na mente: “Março, marçagão, manhã de Inverno, tarde de Verão e à noite focinho de cão”. Como será o Março deste ano? Que temperaturas e ventos teremos? Será um Março agreste ou sereno no que às oscilações climatéricas se refere?!  Que dias pré-primaveris podemos esperar?
          Eis, assim, que Fevereiro, um mês de pavio muito curto, se despede. E, como foi bom em termos musicais, auspicioso e fugaz, já que recentemente ouvimos a Sara Cruz e a Marianna em cantorias crescentes com vista para o mar e lua cheia, ouvimos estas cantoras açorianas no andar de cima do Centro de Artes Contemporâneas – Arquipélago, ambas por ali à cata e à descoberta do seu lugar no mundo das canções. Duas cantautoras, portanto, convidadas que foram deste festival de mulheres compositoras, criativas e 
prolíficas que encheram o Arquipélago no fim de tarde de sábado para ouvir as suas canções, já que no domingo escutámos a Diana Botelho tocar ao piano peças de Ana Paula Andrade, Ângela da Ponte, Constança Capdeville e Teresa Gentil. Pelo meio, apreciámos a instalação “vibrante” de Ângela da Ponte em exposição e audição, numa composição que contou com a colaboração na sua materialização do mestre António da Ponte. E, por último, o concerto do fecho com Katerina L´Dokova, mostrando as canções do seu álbum Mova Dreva, naquele seu périplo de sonoridades tradicionais da Bielorrússia, misturando roupagens do jazz com outras derivações clássicas e contemporâneas. Um fim de semana, portanto, recheado de sonoridades no feminino que releva com suma importância a existência de dias claros e harmónicos para enfrentar o Inverno derradeiro que se avizinha.

Música Para um Março Pardo e Venturoso

 -Vens ou Ficas - Ombro, 2024 - Malva
-J´Arrive J´Arrive, 1968 - Jacques Brel
-IdeologiaIdeologia, 1988, - Cazuza
-Águas de Março - Elis, 1972 - Elis Regina
-Primavera O Sol Voltou, 2019 - Luís Severo
-Les Anarchistes - Les anarchistes, 1969 - Leo Ferré
-Uma Coisa Linda de Morrer Prelúdio, 2023 - Filipe Furtado Trio
-Our House The Rise & Fall,  1982 - The Madness
-LukaSolitude Standing, 1987 - Suzanne Vega
-Galgar - Sol de Março, 2018 - Medeiros & Lucas
-Exodus - Atlas, 2024 - Três Tristes Tigres