terça-feira, 9 de junho de 2015

Pequenas Notas de Desagravo Após Missiva de Janeiro Alves

Começo por referir que o senhor Janeiro Alves foi absolutamente implacável, para não dizer deveras cruel, com a pessoa do Professor Doutor Mara. O que é um facto é que este encontra-se em reclusão forçada há mais de duas semanas a preparar, pensar e redigir uma resposta condizente com tudo aquilo que se passou. Como se diz actualmente nos meios literários mais obscuros: “Agora sim, temos acção, ou então vou só ali fumar um cigarro, 1 minuto.
É absolutamente verdade, todos nós sabemos ou quase todos, que ele andava a pedi-las, como há muito se dizia por aí nos meios mais anárquico-contundentes. No entanto, deixe-me dizer que o amigo Janeiro não lhe deu qualquer hipótese e, até há instantes, ninguém sabia como este se irá recompor depois do sucedido.
Uma coisa é verdade, o Doutor Mara há muito que vive à grande e à francesa, acima de facto das suas possibilidades e estatuto e, tal e qual como diz o meu caro amigo,  é a mais pura verdade "que trocou os filetes de peixe por luxuosas iguarias e que come santola ao pequeno almoço e vieiras ao jantar". Quando confrontado com esta situação pelo público curioso, foi bastante penoso ouvi-lo penitenciar-se e argumentar sobre tudo isto, pois há aqui um grau de dificuldade nesta sua nova existência de velejador-gourmet. De qualquer modo, estou em crer que o Dr. Mara tem a arte e a mestria para sair da situação sem ser pela porta do cavalo. Como o senhor Janeiro Alves  a determinada altura afirma:"Tenho-o como um homem de bem, apesar da forma errática como tem conduzido a sua vida, e apesar de todos os escândalos em que se envolveu por intermédio da sua promíscua relação com a família Manaia." Ora bem, esta frase deixou-o, posso confessar-lhe com toda a certeza, em estado choque, já que quase engoliu uma espinha de cântaro, ou terá sido do Boca Negra?, dado que todos nós sabemos que a bonita Miriam Manaia é a sua paixão de longa data, daí o amigo Janeiro nunca lhe ter perdoado a relação dele com a mais bela dos Manos Manaias.
Aguardo, por isso, a qualquer momento uma saída airosa desta situação, sem  constrangimentos, ainda que pense que o Doutor tem capacidades que o próprio doutor desconhece e que sairá, certamente, pela porta grande!

          Agora vou dormir, que amanhã toca a sineta e tenho de pôr o elefante do Doutor a beber água!

O Advogado e Secretário do Professor Doutor, 
Doutor Mara,

Zulmiro da Conceição



Não se Paga! Não se Paga! de Dario Fo

Novo Grémio Faialense pelo Teatro Giz