sexta-feira, 4 de março de 2016

Capítulo C está Pronto!

O culminar deste projecto literário, tido inicialmente como  uma trilogia editorial, deve ser francamente saudado. Este fecho, agora concretizado, correspondeu a uma vontade genuína de dar a conhecer um leque alargado de autores, isto é, a divulgação de poetas residentes nos Açores. O Capítulo C está, portanto, pronto e reúne novamente um conjunto de poetas e poemas bastante heterogéneo, essencialmente com um lanceiro de registos poéticos para diferentes gostos, ideias e estéticas.
Esta publicação relembra também a importância e o aparecimento de espaços públicos que funcionaram como encontros semanais, quinzenais e mensais de actividades públicas de divulgação de poesia: o Poetry Slam de Ponta Delgada, as quintas de Poesia na Travessa dos Artistas ou da TASCÀ, na Rua de Lisboa.  A vantagem de reunir estes poetas e poemas terá ajudado certamente na criação de novos leitores de poesia, ainda o eventual surgimento de novas vozes poéticas, salientando-se neste impulso editorial só por si, ser portador da ideia de comunidade poética, o que não é de somenos. Fica assim fechada a trilogia editorial com a edição do Capítulos C (nada invalida que o projecto não possa crescer ainda mais). A tiragem, para cada uma das três edições, foi de 150 exemplares e contou com o preço simbólico de 2 euros. O designer Luís Andrade coordenou, organizou e fez o grafismo deste projecto apoiado pela Direcção Regional da Juventude dos Açores, através do programa "Põe-te em Cena". Esta súmula reúne assim dois poemas dos seguintes autores: Artur Falcão, Carla Veríssimo, Dalila Bettencourt, Eleonora Marino Duarte, Fernando Nunes, João Malaquias, Jaqueline Torres, José Soares, Júlio Ávila, Leonardo e Luís Augusto. Todos os pedidos dos capítulos A, B e C poderão ser feitos para: capitulospoesia@gmail.com

Ontem, escrito numa parede da cidade

O pescador ao regressar da faina diz ao filho que o mar é verdadeiramente grande mas maior é a viagem que faz quando olha para ele a partir da terra.