terça-feira, 29 de novembro de 2022

FALTA#5: O Número Zero foi em 2018!


         Decorria a Primavera de 2018 quando começámos a pensar na edição zero da FALTA dedicada ao nome atribuído à revista/fanzine. Um nome que, por si só, projectava esse enorme desejo de materializar uma ideia  e a vontade de preencher um espaço. Arriscamos, como condição inicial, fazer toda a edição em tipografia, tendo como princípio explorar os materiais associados ao desenvolvimento de técnicas relacionadas com a serigrafia. O balanço, à altura, apesar de toda a inexperiência e demais desmandos, foi continuar as possibilidades dento do campo da impressão em serigrafia, essencialmente na realização da capa ou encartes. Em quatro anos, mesmo com pandemia, seguiram-se  edições dedicadas à Falha, à Folia, ao Falso, à Força e, também porque nos encontramos a meio do atlântico, concluiremos, em Dezembro, um número dedicado à Fauna/Flora.
       É, assim, que, pela primeira vez, juntamos dois temas que nos são próximos, assuntos que não podemos descurar e, que de tão valiosos, nos solicitam para manter o nosso foco disponível, atento, para além de estabelecermos uma vigilância que se quer redobrada. É um tempo novo que exige crítica, curiosidade, esforço e invenção. Queiramos, assim, que desta forma iremos disponibilizar energia, empenho e saber ao serviço do nosso entorno por aqui.
      Para já, vem aí mais um número da FALTA, sempre com muita gente a colaborar, pessoas que deram contributos de áreas tão diversas, oriundas de geografias distintas, à semelhança das participações do miolo que reflectem a ilha e o arquipélago onde vivemos. A FALTA está, portanto, pronta para ir de novo parar às mãos dos leitores e estes conhecerem outra experiência física inesquecível. Cumpriremos, assim, este desígnio actual, mantendo acesas as esperanças de que outras edições ainda melhores estarão por vir. Tenhamos, nós e vós, a paciência de aguardar. Aguardemos.

A Rapariga da Mala

La Ragazza con la Valigia de Valerio Zurlini
Cartaz daqui https://www.mymovies.it/film

Verso de Ângelo de Lima

 Pára-me de repente o pensamento 

FALTA#5: Fauna e Flora!

       Durante os dois dias deste fim de semana  fomos até às Oficinas de São Miguel, ali permanecemos envoltos em tintas e impressões da capa da FALTA#5. As Oficinas de São Miguel foram, assim, espaço aberto para todas as mãos e tintas necessárias para encetar esta parceria FALTA-Homem do Saco. O resultado é aquilo que iremos ver e tactear em breve. Na verdade, sempre foi um desejo antigo juntar gente com os mesmo propósito,  isto é, tornar a FALTA um espaço de aprendizagem, conhecimento e partilha das artes gráficas. Desta feita, acolher por aqui o Coletivo do Homem do Saco foi dar-lhes carta branca para criar e mostrar muito daquilo que eles tanto gostam e sabem fazer: a impressão serigráfica! Uma coisa é certa, eles gostaram muito de estar connosco e, como quem não quer a coisa, concretizaram rapidamente a impressão da capa desta edição que podemos considerar partilhada e conjunta, ainda que o cunho seja maioritariamente deles. É, sem dúvida, uma edição que mergulha a fundo na fauna e flora, traz essa respiração do mundo envolvente que nos circunda e o desejo de o tornar, caso ainda for possível, um lugar melhor! Um feliz bem haja!