domingo, 22 de maio de 2022

"Eden", de Daniel Blaufuks

 Logo a abrir este documentário de 64 minutos, realizado por Daniel Blaufucks e produzido por Fernando Vendrell, uma frase da condição de ilhéu fica a pairar: “O mar e o cinema eram as únicas formas de sair da ilha.” É, sem dúvida, este o mote para o que iremos ver e ouvir a seguir numa sala de cinema desabitada enquanto palco de memórias e nostalgia. O cenário? São Vicente, arquipélago de Cabo Verde
  È, assim, no cenário do já extinto cinema Eden, em São Vicente, Cabo Verde, que pressentimos a existência e a memória do que este foi e representou para os cabo-verdianos, sobretudo a sua história e suas ocorrências. É interessante, sobretudo, pelos depoimentos de pessoas que vivenciaram de perto aquelas “memórias”, a evocação dos títulos traduzidos e pelos cartazes dos filmes apresentados que se vão desfiando episódios e narrativas em tornos daquelas concorridas sessões. E, como não podia deixar de ser, o filme tem mornas, coladeira e imagens de arquivo!
    “Eden” é, portanto, um depósito de histórias de um cinema insular enquanto este foi fecundo e promissor…um verdadeiro cinema paraíso!