domingo, 12 de junho de 2022

FLORA

     "É o coletivo utilizado para indicar o mundo vegetal. Na mitologia romana era a deusa da Primavera e das flores, poder que lhe foi dado pelo esposo, Zéfiro. que igualmente lhe concedeu eterna juventude. 
    Os gregos chamavam-lhe Clóris (de Kloros, verde). Figuravam-na como uma bela ninfa, ornada de grinaldas e com um açafate de flores aos pés." 

Orlando Neves, in Dicionário do Nome das Coisas e Outros Epónimos, Notícias Editorial

An Happy Summer in Azores

     "Não voltou John Walkman a dispor de outro feliz verão como esse nos Açores; a morte atalhou-lhe o passo na primavera imediata, numa tarde em que levava à tipografia as provas revistas do seu livro. Nunca pôde, por isso, saber em que medida o nosso olhar que sobre nós lançou."

Urbano Bettencourt in "Algumas das Cidades", Instituto Açoriano de Cultura, Colecção Ínsula.

Um Verso de Jorge Ben Jor

 Eu quero paz e arroz 

Porque hoje é Domingo!

Exposição: Festa.Fúria.Femina.
Obras da Coleção da FLAD
Arquipélago-Centro de Artes Contemporâneas


FAUNO/A

    "Fauno era o deus da fecundidade dos rebanhos e dos campos. O seu nome significava "o que deseja o bem". Era uma das divindades itálicas mais antigas e populares que se identificava com o deus grego Pã. Protegia os bosques, os prados, o gado, sendo o representante da vida nômada e pastoril. Foi Lineu quem, em 1746, utilizando o feminino, deu este nome ao conjunto de espécies animais a um território."

Orlando Neves, in Dicionário do Nome das Coisas e Outros Epónimos, Notícias Editorial.