quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Um Verso de Zeca Afonso

 Noite e dia ao romper da aurora 

Sobre os "Filhos da Madrugada", de Anabela Mota Ribeiro

"Público: E o factor família? Há muitos pais que não estudaram, mas dão importância à educação.

Anabela Mota Ribeiro: Sim, são os pais que compreenderam que a educação era uma vantagem, um caminho. Muitas destas pessoas falam abertamente sobre a pobreza. Este olhar para o passado, para a raiz, implica, em muitos casos, um reconhecimento de origens humildes. Uma amiga comentou, já o programa estava no ar, que uma ou duas gerações para trás todos íamos dar ao campo, à pobreza, ao analfabetismo; e que era importante, neste país envergonhado, que se vencesse um silêncio que ainda pesa sobre o lugar de origem, que nos constitui e forma. Muitos de nós sentem ainda desconforto, embaraço, dificuldade em dizer que a mãe foi criada  de servir (como eram chamadas) que a avó era analfabeta, que vimos de um sítio de privação."

in Público, dia 2 de Janeiro de 2022.

"Perfetti Sconosciuti" de Paolo Genovese

       
         Um jantar de amigos romanos, propensos a jogos durante o jantar, desencadeou o móbil para este argumento de "Perfetti Sconosciuti"", de Paolo Genovese. À altura, o filme gerou um debate intenso na sociedade italiana sobre o uso e abuso do "celullare
". Por aqui, à semelhança de tantos outros temas de cariz contemporâneo, o assunto do filme passou ao lado, talvez a quadra festiva não o permitisse, obnubilados ficamos, assim, de qualquer reflexão ou pensamento que o seu visionamento possa ter sugerido. Não que o cinema deva estar ao serviço de bandeiras ou promover temas ou abordagens com fins imediatos, no entanto seria de bom de tom refletir quando as imagens e os diálogos assim o incitam. 
          A premissa inicial do filme é muito simples: muita da   nossa vida contemporânea está focada nesse objecto aparentemente inofensivo - o telemóvel. Esse aparelho que se tornou "valioso" e, que muitos de nós já não prescindem, é usado, maioritariamente, para atender e receber chamadas, sendo cada vez mais se torna a nossa caixa negra em caso de o perdermos, dado que aí se encontram os nossos segredos e mistérios mais profundos! O ponto alto do filme está, portanto, na exposição dos nossos vícios e virtudes em público, sendo que  pouco ou nada há a fazer quando aquilo que não queríamos ver revelado passa a pertencer ao conhecimento e juízos de valor dos outros que nos estão próximos por relações de afecto ou amizade. O que fazer?
         Aquilo que torna "Perfeitos Desconhecidos" muito estimulante é sabermos que, com ou sem telemóvel, ninguém está assim tão seguro e permeável à exposição do olhar e julgamento dos outros, o que deixa, no final do seu visionamento, uma sensação  de estranha normalidade disfarçada de um intrínseco  e profundo mal estar. Afinal, as aparências iludem mesmo! 

Tiago Pitta e Cunha, Prémio Pessoa

    " O desenvolvimento económico ainda de mãos dadas com a deterioração ambiental, e o nosso vem dos anos 80. Toda a construção em torno das grandes cidades, em solos agrícolas riquíssimos, que poderiam ter sido preservados para outras utilizações económicas; a construção nas falésias do Algarve; a questão dos incêndios, que foi altamente lesiva da biodiversidade e dos interesses económicos portugueses. Hoje temos muito poucas áreas a que possamos chamar floresta, o que temos são plantações de árvores. Se isto continuar, deixaremos de ter a tal biodiversidade, tão crítica para o futuro, nomeadamente até para a biotecnologia."

in Revista Expresso, 30 de Dezembro de 2021.

"Pink Floyd" de Sebastião Belfort Cerqueira

O mar desapareceu
É o mesmo mundo

Como a manhã 
Viemos pra casa casar o sol na pele
E os mistérios do fundo 

Sabemos dos naufrágios 
De invernos só nossos
Que agora poderíamos 
Confessar aos muros 

Mas sabermos sentir 
O frio nos ossos
Com o sol na pele 
E nos óculos escuros 
E o vento na casa
E o sal nos dedos 

O mar desapareceu 
O mar voltou 
E apesar dos nossos piores medos 

in Música Normal , edição Companhia das Ilhas, Janeiro de 2021.