terça-feira, 30 de junho de 2020

"As Charlas Quotidianas do Doutor Mara" no You Tube


Tiago Vouga (Doutor Mara) e Aurora Ribeiro (Jornalista)
            Desconhecia a existência deste vídeo na plataforma do You tube, realizado pelo Rui Dowling. Trata-se de uma gravação de uma sessão de “As Charlas Quotidianas do Doutor Mara”, levada ao palco faialense no início do verão de 2015. Foi uma das quatro sessões que mostrámos ao público da Ilha do Faial, na Biblioteca Municipal da Horta, que nos concedeu a possibilidade destas representações no seu auditório ao ar livre.
O texto teatral oscila entre o dramático e o cómico e tem como principal ideia colocar em palco as contradições dos diálogos entre uma jornalista e um improvável "cientista social", jogar sobre que é público e o privado, ambicionando alcançar uma verdade possível e ainda caricaturar factos ampliados pelos meios de comunicação social e as redes sociais. Servimo-nos, por isso, deste Doutor Mara, habitual frequentador de tugúrios inimagináveis, que vai desde a discoteca, jardins público, tascas e afins e que, aproveitando-se do seu estatuto de figura pública sem mácula,  irá dialogar e dissertar com o "grande público" sobre a vida e o mundo, nem sempre um lugar bem frequentado.
As representações dos papéis estiveram a cargo de Tiago Vouga (Doutor Mara) e de Aurora Ribeiro (Jornalista) que, assim, interpretaram os capítulos “Ginecomagia”, “Tarantoterapia” e “Enomátria”, ao longo de 26 minutos. Deste modo, quem quiser ver ou rever, fica aqui a respetiva ligação:https://www.youtube.com/watch?v=0m_9pwmHtqc&t=12s