domingo, 27 de abril de 2025

Haikai de Masaoka Shiki

Todos os ventos
são frescos 
para os olhos que vêem.

Saúde Mental

           "Pode haver uma grande crise de saúde mental nos próximos anos, depois deste confinamento. Tal como acontece a seguir a guerras. Acho que o próximo passo, talvez até ao próximo século, vai ser sobre formas de alcançar bem-estar. Tenho uma afiliação com o Centro para a Música no Cérebro, em Orus, na Dinamarca. Colaboro com psicólogos, músicos, que pensam em terapias alternativas. Coisas como a música, a leitura, a poesia podem ajudar a aliviar este stresse que as pessoas estão a viver, sem ser necessariamente com recurso a medicamentos e formas artificiais." 

Joana Cabral, in "Os Filhos da Madrugada", Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2021. 

Verso de Caetano Veloso

 É o que pode lançar mundos no mundo. 

Primavera Geradora de Temperaturas Aleatórias

       Os dias primaveris estão maiores mas ainda pouco dados a mergulhos no mar. As flores dão sinais do seu despertar após tantos dias de intensidade líquida. O verde começa a pintar a paisagem e o nosso olhar serena perante o seu esplendor. Os filmes mais pertinentes e interessantes, na televisão pública, passaram sempre a altas horas da noite e é de questionar que público se pretende alcançar. Daí que fomos assistindo, madrugada adentro, a "Cerrar los Ojos" de Vitor Erice ou a "Licorice Pizza" de Paul Thomas Anderson. A horas mais convenientes, assistimos, no Cineclube Octopus, a "No Other Land", de Basel Adra, Hamdam Ballal, Yuval Abraham e Rachel Szor. E, que falta nos faz, em todo o lado e em qualquer lugar público, cinema na tela grande, acompanhados por outros tantos dispostos ao convívio, à conversa e à partilha da paixão pela sétima arte. 
     Comeram-se, entretanto,  as primeiras sardinhas do ano, longe ainda de serem gordurosas com o óleo a cair no pão, mas para lá caminham. Abril irá findar e é o mês das flores que aguardamos com alegria. Que se abram as portas para Maio entrar!