domingo, 28 de junho de 2020

"Florida Project" de Sean Baker

Imagem da Wikipédia

      Aqui há Flórida, mas não há projecto. Sean Baker acompanha a vida de uma criança de seis anos, com nome de Moonee, que habita num pequeno apartamento de um motel pintado de cor lilás, ao lado da sua jovem mãe (Halley), desocupada e dependente dos apoios do estado, sobrevivendo ao sabor de pequenos actividades obscuras e fugas para a frente. À sua volta tudo parece volátil, imersa numa realidade descartável, fria e consumista. Desta feita, Moonee agrega-se a outras crianças que ali vivem e é através desse mundo de aventuras que se evade do vazio e futilidade que a circunda.
 "Florida Project" é um filme surpreendente, quase sufocante, é de uma força e transparência incríveis. Estreada em 2017, a película traz-nos também Willem Dafoe (Bobby), no papel duma figura protectora do universo infantil, com o bom senso e a madurez diante de um mundo em desagregação, à beira do colapso. O final não podia ter sido melhor engendrado, com a entrada daquelas duas pequenas amigas pelo parque da Walt Disney adentro.

Sobre o Uso das Coisas...

          "Tudo na história tem o seu lado positivo e negativo. O avião é um progresso, mas polui a atmosfera. O iPhone é magnífico porque nos liga aos amigos pelo mundo inteiro, mas diminui a comunicação em família. A faca serve para cortar o pão e as batatas, mas também para ser espetada no coração de alguém. Na vida tudo foi, é e será assim. Não são as invenções ou descobertas que em si são más, mas o uso que delas fazemos."
       
           Onésimo Teotónio Almeida, entrevista de Teresa Firmino, in Jornal "Público", 27 de Junho de 2020.