quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Tendencialmente Ridículos

    "Ando há uma semana com um cano a pingar na garagem. E ainda não consegui encontrar um canalizador com disponibilidade para vir aqui. Mas pobre do filho que diga aos pais que vai tirar um curso profissional de canalizador e que dispensa bem seguir para a universidade. É como se tivéssemos dividido a sociedade em castas consoante o grau académico e a profissão de cada um. E isso é deprimente a todos os níveis. Há sabedoria em todos nós. Há dignidade em cada um. Ninguém é melhor do que ninguém pelo apelido que carrega ou pelo local de nascimento. Ninguém passa à frente de ninguém porque emoldurou três diplomas na parede do escritório.  
    Mas a gente não se consegue livrar disto. Do "bom dia, sotor", do "deseja um cafezinho, sotor?", do "ponham lá o sotor num quarto individual". Não conseguimos arrancar da pele este servilismo que anos de miséria e ditadura nos tatuaram. E nem nos apercebemos de que somos risíveis nas nossas formalidades e nos nossos doutorismos. Estamos cegos, digo eu. È cultural, dirão outros. O respeitinho é muito bonito dirão os que nunca conseguiram desprender-te do sentimento de inferioridade ou, no outro extremo, os que acreditam que "dantes" é que era.
    Sabem, cada vez mais acho que somos um povo tendencialmente bom. Pena que também sejamos tendencialmente ridículos."

in Jornal Público, Carmen Garcia, P2, 30 de Janeiro de 2022. 

Da Ornitologia...

 "Empresa sueca contrata corvos para apanhar pontas de cigarros"

in Diário dos Açores, 3 de Fevereiro de 2022.

Um Verso de David Bowie

We can be Heroes, just for one day

Os Filhos da Madrugada: Joana Cabral

     "A forma como uma pessoa é educada, num ambiente de liberdade, permite, também, à mente, ser mais criativa e expansiva. Quando uma pessoa cresce num meio castrador, desenvolve-se, não é stresse pós-traumático, mas, do ponto de vista do pensamento, a pessoa tem medo de ter ideias diferente, de questionar. É muito importante isso e a busca da verdade. Não haver uma resposta."

in "Os Filhos da Madrugada", de Anabela Mota Ribeiro, Temas e Debates e Círculo de Leitores, Novembro de 2021. 

"Avenida da Liberdade" de Alexandre O´Neill

Subamos e desçamos a Avenida da Liberdade,
enquanto esperamos por uma outra 
(ou pela outra) vida