segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Da Responsabilidade

       
         "Somos nós os leitores, quem detém a responsabilidade final. O aspecto mais espantoso da linguagem é a sua versatilidade: pode ser tagarela, pode ser acintosa, pode ser uma oração, pode ser uma piada, pode ser uma fábula. Pode ser uma revelação e exaltar-nos, ou pode ser pornografia e emparedar-nos. E não faz mal recordar  que, de cada vez que escolhemos um livro antes de dormir, estamos também a seleccionar o nosso caminho pelas intimações do Céu e pelas promessas do Inferno."

Alberto Manguel in No Bosque do Espelho,Publicações Dom Quixote, 2009.

2 comentários:

  1. Estimado Doutor Mara,

    Quando, há poucos dias, me deparei com este registo, senti que estava a olhar para mim mesmo ao espelho por entre as ramagens da linguagem-bosque, da linguagem-sistema-de-representação, da lingauagem-GPS dos nossos sentidos, daquele aparato que nos modeliza e confere sentido prático a tudo o que nos vem de fora para reverberar cá dentro sinalizando: estás aqui.

    Em plena confiança na "sugestão" de leitura encomendei o livro online, e eis que ele se materializou hoje numa loja Auchan perto de mim.

    Não foi sem um certo nervosinho miúdo que atravessei a rua alheio a qualquer noção dos semáforos; que apresentei a palma da mão aos carros que corriam pela Avenida, implorando por um travão mesmo a tempo de evitar o desastre. Seria terrível.

    Cheguei ao outro lado com o coração a palpitar três metros atrás de mim. Corri para o apanhar e, com ele ainda a soluçar ao meu colo, entrei na loja para levantar a encomenda.

    6F6F: era este o código de levantamento. Nunca mais me esquecerei.


    Sem mais de momento, aproveito para lhe agradecer tamanha alegria.
    Respeitosos cumprimentos,

    M.E.

    ResponderEliminar
  2. Caro Marco Evo,
    Que seja feliz o eco dessa leitura...
    Retribuo as saudações literárias,

    ResponderEliminar