quarta-feira, 24 de julho de 2024

Da Originalidade

      "Quando me tornei artista profissional, muitas vezes dava por mim a perguntar-me: "Porque é que os artistas no geral, têm tendência a copiar-se uns aos outros?" E na verdade é apenas porque a fórmula funciona. Se quiseres fazer algo único e original, tens de ganhar dinheiro. Por isso é que as editoras querem fazê-lo, porque é um grande risco. E quando tens um negócio, tens de pensar em termos de risco. Querer ser original é uma raridade, por isso tento tento ter uma  perspectiva exterior, para ver as coisas e pensar: " Ok, isto faz sentido". Enquanto pessoa acho estranho. E dou por mim a pensar que se os artistas se dedicassem a fazer algo único, a desenvolver a sua obra original, talvez mais facilmente eu fosse aceite. Ao mesmo tempo, compreendo que isso fica caro, por isso entendo perfeitamente."

Entrevista a Benjamim Clementine, por Lia Pereira, revista Expresso, 19 de Julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário