sábado, 9 de agosto de 2025

Burning Summer: Ecos Cinematográficos!

            
Porto Formoso
Fotografia de Frederico Rocha 
fredrocha.net

Agora que Agosto ainda vai no adro começam a aparecer os primeiros ecos do Burning Summer Festival, em Porto Formoso, São Miguel, sobretudo com o cinema na praia, sendo este uma parte integrante do programa. Desta feita, a edição deste ano, nestes primeiros dias do mês, privilegiou o cinema português com os filmes “Phil Mendrix”, de Paulo Abreu, "E Agora? Lembra-me.”, de Joaquim Pinto, "Ama-San" de Claúdia Varejão, sendo o filme “Postcards From Índia”, de Tommaso Dolcetta, o documentário de abertura desta bem pensada actividade cinematográfica ao ar livre na Praia dos Moinhos.  Quanto à sessões musicais, previstas para os dias 29 e 30, o programa é eclético como sempre, no entanto a diversidade musical é o factor diferenciador de um festival que aposta na exploração de distintas sonoridades e de concertos junto dessa força da natureza que é o mar. No primeiro dia, sexta-feira, teremos Rodhalia Silvestre & Mário Jorge Cabral, Anthony B & And The House of Riddim, Mário Lúcio and The Pan African Band, Santrofi e, no segundo dia, sábado, Dino Santiago & Os Tubarões, Bonga e Fattu Diakité. A abrir a contenda bailante, tanto no início, meio e fim, há musica oferecida pelos Dj´s de serviço: Mesquita & Laura, Milhafre, Quaresma, Pedro Tenreiro, Adrian Sherwood, & Omar Perry, Tape e Good in Da´ Hood.                 
Note-se, assim, que, dez anos depois, este festival que se realiza na Praia dos Moinhos continua a dar um destaque especial à música de Cabo Verde, lugar de proximidade cultural, curioso viveiro de músicos, canções bonitas, sentimentos de partilha e interessantes cumplicidades, dado que por aqui já passaram: Tcheka, Princezito, Ferro Gaita, Mayra Andrade, Fogo Fogo e Elida Almeida. Cabo Verde tem, há muito, palco montado em Porto Formoso. 
         Ainda uma recomendação para os primeiros dias Setembro, antes que a vida nos consuma com horários, rotinas e obrigações, desfrutemos de uma proposta deste festival intitulada – “Detetives Marinhos, Conhece os peixes que Comemos”, com o biólogo Luís Rodrigues. Um primor de descobertas dos ouvidos à barriga!

Sem comentários:

Enviar um comentário