domingo, 7 de novembro de 2021

Um Poema de Óscar Outono

 Houve uma precipitação na rima

A queda e gosto pela declinação 

Desse teu corpo poroso em demasia

O desgaste eufórico da decepção   

"Half-Heard" no Teatro Ribeiragrandense

       

       "Half-Heard" é um espectáculo de dança contemporânea pertencente ao Rocha Dance Theater. Este foi apresentado na noite de sábado, dia 6, no Teatro Ribeiragrandense com uma sala atenta e bem composta, num ambiente desperto que seria necessário para esses primeiros quarenta minutos de pura representação dos vícios, visões e meandros do poder, manifesto nos tiques e linguagem gestual dos poderosos, e que se foi tornando evidente aos nossos olhos. Pergunta: qual é o papel da mulher no meio disto tudo? "Half-Heard" exalta o mundo feminino, a delicadeza, o compromisso, e por isso há muita energia em palco, com as performers a cativarem o público pela sua cadência obsessiva dos gestos masculinos num ritmo tonitruante que as faz lutar pela única cadeira em palco. Conseguirão?
        A primeira parte de "Half-Heard" é, simplesmente, absorvente e intensa com os corpos femininos em uníssono mascarados pelos habituais fatos e trajes masculinos em poses que debatem no ridículo e ultrajante foco pelo altar do poder, sucumbindo apenas ao grito e frémito latente da tortura dos que permanecem submissos ao seu jugo e violência. Como cantava Zeca Afonso: “Mulher na democracia não é biombo de sala”. Seguiu-se  depois a peça estudantil, com muita ousadia e policromatismo em palco, e ainda o "Running Time" para fechar em beleza este hino ao corpos em movimento onírico. 

         Esta coreografia teve a direção de Jenny Rocha, com ligações familiares à comunidade açoriana, a música original de Joseph Rivas, por sinal, grave e profunda, que marcava o compasso, esclarecendo a exaltação dos gestos das bailarinas em palco, num elenco composto por: Alexandra Bitner, Dervla Carey-Jones, Nikki Ervice, Jamie Graham, Nicole Lemelin que assim se expunham de forma enérgica e clara, revelando  a tirania dos gestos viris, as feições carregadas da opressão em curso e que se manifestam ao longo dos tempos. Continuarão?

     E, por instantes, foi assim que, ainda que durante muito pouco tempo, Nova Iorque invadiu São Miguel em pleno Outono! Valeu a pena!