quinta-feira, 7 de março de 2013

Chalandra



José Gonçalves de Sousa, o “Chalandra”, boné de marinheiro, grossa camisola de lã, botas de cano alto, e o inseparável cachimbo, protótipo do velho lobo do mar, a surgir-nos em qualquer porto das setes partidas do mundo.
Nascido a 2 de Abril de 1892 na Rua do Armador, no pitoresco bairro do Corpo Santo dominando e perscrutando do cimo da Rocha, a vastidão oceânica, e onde desde há muito se aglomerou os mais díspares misteres correlativos da faina marítima.
Mourejou longos anos na América do Norte, mais precisamente em New Bedford, centro piscatório onde se radicaram muitos pescadores portugueses, mormente açorianos, entregando-se à pesca da lagosta.
De visita a esta ilha em 1918, receberia a medalha de prata do Instituto de Socorros a Náufragos, por ter salvo a 31 de Março do referido ano, sob forte temporal que por essa altura assolou a nossa ilha, os tripulantes de dois frágeis barquinhos de pesca.
Regressado definitivamente, e como jamais se adaptasse aos modos rudimentares da pesca artesanal, dedicou-se ao transporte de passageiros dos navios que então escalavam o nosso porto.
Os seus barcos a motor, as gasolinas, Angra, Humberta, Vouga e Porto de Pipas, eram dum asseio inexcedível, sendo o próprio “Chalandra” quem orientava a manutenção, incluindo a dos motores.
A 23 de Janeiro de 1929, arrostando com um violento vendaval, subindo com o seu barco “Angra” às cristas das alterosas vagas, ousou salvar os tripulantes do lugre “Amphitrite I”, numa épica odisseia, a esmaltar as páginas da História Marítima dos Açores, senão de Portugal.
Dois louvores lhe foram atribuídos pela Capitania do Porto de Angra, a atestarem o apreço das autoridades marítimas pelas suas qualidades de abnegada coragem e altruísmo.
                O primeiro refere-se à sua preciosa actividade de recuperação da âncora do contratorpedeiro “Vouga”, e o segundo na cooperação prestada nas buscas marítimas, no local onde caiu um avião da Base Aérea 4.
                Desembarcado nesta ilha o primeiro contingente inglês, aquando do último conflito que avassalou o mundo, logo o “Chalandra” se tornaria elemento imprescindível, quer como intérprete, quer como elemento de ligação nas operações portuárias.
                A ilustrar eloquentemente a sua acção durante os três anos de permanência das forças britânicas nesta ilha, demonstra-o o facto de ter sido galardoado com a “Medalha do Rei Jorge VI”, imposta pelo vice-Marechal do Ar, Geoffrey Bromet, com o devido cerimonial no forte de São Sebastião (Castelinho), passando então a ser incluído na lista de convidados a todas as celebrações realizadas pelos ingleses.
                Mas se tais honrarias são atributos a enriquecer o “curriculum” dum velho lobo do mar que pautou a sua vida pelo amor devotado à família e ao mar, não menos significativo terá sido o facto de a ele se referir o escritor dinamarquês Knud Andersen, no seu livro Med Sejleren til Azorern, bem como inspirar Victorino Nemésio, o imortal autor de Mau tempo no Canal, honra de literatura açoriana, a ombrear com os gigantes da literatura universal.
Dir-se-ia que, por ironia do destino, encontrando-se o autor destas linhas no dia 30 de Agosto do ano em curso, sentado com o seu colega Adelmar Toste, na explanada do largo Prior do Crato, o acaso permitiu que entabulássemos conversação com dois jovens casais de estrangeiros.
Tratava-se de quatro dos onze tripulantes do iate de recreio NANA fundeado na nossa baía, cujos nomes são Kristian Sondergaard (Capitão), Marianne Rasmussen e o seu filho Buller, Torben Schipper, Anne Nielsen, Bent Madsen, Lisbeth Noblerod, Iben Haar, Per Farlow, Henrik Meind e Morten.
Sendo-lhes lidos os períodos referentes ao escritor seu conterrâneo, mostraram-se deveras interessados, pois que o livro Med Sejleren til Azorern foi o único trabalho escrito em dinamarquês sobre os Açores, encontrado nas bibliotecas daquele país, permitindo-lhes seguir a mesma rota que o seu autor seguira há trinta e cinco anos.
E como demonstraram interesse em ler a dedicatória com o autor obsequiara o nosso biografado, fui a casa com rapidez que me permitem as minhas 62 respeitáveis primaveras, e não menos respeitáveis cem quilos, em busca do exemplar que há poucos dias me havia emprestado a D. Humberta de Sousa, viúva de José Gonçalves de Sousa, “O Chalandra”, a quem a dedicatória é extensiva.
                E foi com muito interesse e carinho que os quatro jovens dinamarqueses leram as palavras desvanecedoras que o notável homem de letras escandinavo dedicou à família Chalandra a vincar a proverbial hospitalidade terceirense.

in páginas 192 e 193, do livro Filósofos de Rua, de Augusto Gomes, acabado de imprimir nas Sanjoaninas do ano de 1984.