terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Uma Carta TOP de Janeiro Alves a fechar 2016

Caro Dr. Mara,
          
          Antes de ir directo ao assunto, deveria por precaução certificar-me que o meu amigo goza de uma saúde impenetrável neste mês de Dezembro, e que consegue focar ao longe sem necessitar de lentes, metaforicamente falando. Não sendo possível, parto do princípio que mesmo não estando no auge das suas faculdades físicas e intelectuais, também poderia estar pior, estando portanto reunidas condições para a boa recepção do conteúdo desta carta.
Neste mês que capitula o ano de 2016, que teve tanto de bom como de devastador, à semelhança de todos os outros com excepção de alguns, ando na rua a observar as pessoas e a ouvir as suas conversas, e à noite ligo a televisão generalista no horário nobre, das salsichas. É uma prática ancestral dos grandes pensadores, que assim recolhem como que “fruta fresca” para as suas teorias. Aprende-se muito na observação das massas ondulantes à bolina dos ventos natalícios, como sabe. Hoje trago-lhe algumas actualidades da língua, da melhor língua nacional – a língua portuguesa.
É sabido que a nossa língua já conheceu dias de glória, mas actualmente é desdenhada pela maioria dos nossos conterrâneos. E que sorte é a dum povo que não sabe usar a sua própria língua? “Quando o pensamento é pobre e a língua não ajuda, mais vale uma pessoa ficar muda” – Um provérbio que inventei ontem à noite, e que se tudo correr dentro da normalidade, um dia entrará para o “Grande Livro dos Provérbios”.
Para além de se falar e escrever genericamente mal, surgem por vezes fenómenos populares ou modas temporárias muito curiosas. Este ano há algumas que registei no meu caderno.
A primeira é o uso excessivo da palavra “brutal”. Quase tudo é brutal. Um gajo bêbado a vomitar na estrada é brutal, mas a mulher vistosa a passar na rua também é brutal. Está um dia brutal. A miúda a cantar é brutal. Esta cena é brutal. Que cena brutal! O que dizer então de um assassinato violento, de um acidente em cadeia, de um massacre de guerra, da imponência das montanhas e desfiladeiros, quando uma simples “cena” quotidiana é brutal? O que dizer da expressão “atirai-vos independentes prá sublime brutalidade da vida” do Ultimatum Futurista de Almada? Actualizando a expressão aos nossos dias, teríamos provavelmente: “saiam da vossa zona de conforto”. Brutal!
A segunda moda, algo embaraçante, é o uso da expressão “top”, um estrangeirismo foleiro que segundo algumas fontes nasceu em ginásios lisboetas onde se pratica Cross Fit, Body Jump, Stretching e Core. O que não é brutal, é top, pois convencionou-se a supressão de alternativas. O cúmulo da expressão é dizer-se “este topo de gama é mesmo top”.
Na escrita, assistimos a uma nova tendência de pontuação – os consecutivos pontos de exclamação!!!!! Uma cena brutal cheia de pontos de exclamação é algo do outro mundo. É top!!!
Por sua vez, a comunicação social também marca a sua diferença ao inovar na construção frásica. A tendência 2016 e com provável arrastamento a 2017 é começar uma frase com o verbo: “Dizer também que Mário Soares já respira outra vez”; “Dizer ainda que o tempo se manterá cinzento e encoberto, tal como o meu cérebro de rato”; “Dizer por fim que copio as tendências dos meus colegas que inventam formas parvas de falar porque sou um jornalista top, apesar de desprovido de pensamento crítico”. Doutor Mara, isto é Brutal!!! Mas brutal de bruto, de abrutalhado, de brutamontes se quiser.
E como a carta já vai longa e tenho de ir ali para o Natal, dizer por fim ao doutor Mara que lhe desejo umas festas brutais, cheias de presentes top!!!!!
 Janeiro Alves Top

O Adeus da Cornucópia



           Em Novembro de 2005, pude assistir à  Companhia de Teatro da Cornucópia no Teatro Municipal de Faro. À altura, foi grande o espanto ver uma peça da Cornucópia fora de Lisboa bem como da descoberta de um autor, António José da Silva, com a peça “Esopaida ou a Vida de Esopo”, numa comédia exigente, bem elaborada e difícil e que instigava momentos de riso e até mesmo gargalhadas. Ao mesmo tempo que assistíamos em palco a um actor no máximo da técnica vocal e interpretativa: Luís Miguel Cintra. A Cornucópia sabe-se, entretanto, que irá fechar portas muito em breve, isto é, dar por concluída a sua actividade. Desculpem, será que podem repetir?

Da Filosofia

"Sou mestre em Filosofia o mesmo será dizer que sou mestre em alhos"

Esopo