segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Associação Cultural Octopus: 40 anos


A Associação Cultural Octopus faz 40 anos de actividade. É com enorme orgulho que fiz parte desse movimento colectivo de organizar sessões de cinema todas as semanas numa pequena cidade costeira do litoral português. Lugar de aprendizagem colectiva da sétima arte, foi sempre um espaço de debate e de afirmação da expressão cinematográfica que se quer diversa e plural. Hoje as sessões continuam no Cineteatro Garrett já que a sala do Estúdio Santa Clara não existe mais. Este verão assisti entretanto a uma sessão de cinema ao ar livre, desta feita no jardim da casa de Manuel Lopes, um bibliotecário-cinéfilo recentemente desaparecido. Recordo, por isso, nesta data redonda a referência às palavras debutantes do grupo fundador da associação aquando do início do cineclube: "Fomentar o diálogo, a opinião crítica e a convivência, sensibilizar para a leitura da imagem cinematográfica, cultivar o cinema como arte e como forma de intervenção social e divulgar o cinema português são os objectivos que o Grupo Octopus pretende alcançar com a exibição regular de películas de autores nacionais, tão mal queridos dos habituais circuitos comerciais de exibição.”

Wine in Azores: 19, 20 e 21 de Outubro no Pavilhão de Exposições da Associação Agrícola na Ribeira Grande

Desde há algum tempo que os vinhos nacionais conquistam estantes noutros países, para além do facto de serem elogiados e terem obtido prémios nos muitos concursos existentes, muito à base dos produtores e promotores que lutam pela qualidade dos mesmos. Seria bom que o mercado mantivesse a qualidade associada ao bom vinho e barato, sobretudo para que estes continuem com um preço acessível, e que assim permaneça a garantia vinícola associada à região onde se dá a vinha e ao carácter do seu produtor. É curioso que somos poucos os que damos valor aos críticos ou então que se valorize de forma excessiva a importância que estes possam ter na "solvência" do mercado vitivinícola. O que é certo é que o vinho português aumentou a sua qualidade tal como se estendeu o seu hábito a uma boa fatia da população portuguesa, mantendo-se assim como um dos produtos característicos e identitários deste rectângulo à beira-mar plantado mais as suas ilhas atlânticas.

Da Raridade

"Todas as coisas dignas de atenção são tão difíceis quanto raras."
                                                                                                                Espinosa

Filme d´Outono: Annie Hall de Woody Allen



       "Voz de Alvy: ...eu pensei naquela velha piada, sabem, daquele tipo que, vai ao psiquiatra e diz: “Doutor, hum, o meu irmão está maluco. Pensa que é uma galinha." E, hum, o médico pergunta: "Bem porque é que não o interna?" E o tipo responde: "Eu internava-o, mas preciso dos ovos". Bem, creio que é mais ou menos isto que penso sobre as relações humanas ou entre as pessoas. Sabem uma coisa? Elas são completamente irracionais e loucas e absurdas e, mas, hum, creio que continuamos a mantê-las porque, hum, a maior parte de nós precisa dos ovos”.

Woody Allen in Annie Hall, 1977.

Verso de Tom Waits

Well I hope that I don't fall in love with you