quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Documentários: A Arte está na Rua!

Hoje estreia nas salas portuguesas dois documentários que nos propõe uma reflexão sobre a Arte: “Beuys” de Andres Veiel e “Visages Villages” de Agnès Varda e Jr.
“Beuys” dá-nos a ver a vida e obra do artista alemão, Joseph Beuys, após três décadas do seu desaparecimento. O realizador Andres Veiel conseguiu um vasto arquivo de imagens inéditas do artista que ficaria imortalizado com o seu chapéu de feltro. Joseph Beuys, para alguns considerado um artista visionário, acreditava que a arte devia chegar a todos ao mesmo tempo, daí ter plantado sete mil carvalhos com sete mil pedras espalhadas por Kassel, Alemanha. “A provocação faz com que qualquer coisa ganhe vida” dizia o artista/activista que fazia questão de manifestar a sua ideia de arte revolucionária por esta ter origem na criatividade, ao influenciar o aparecimento da democracia bem como o alargamento do conceito de arte a vários contextos e camadas sociais.
A partir da ideia de colar retratos em grande escala nas paredes ou mesmo em outros suportes, a realizadora Agnès Varda(88 anos) coassina com o fotógrafo e muralista Jr (33 anos) o documentário “Visages Villages”. A autora de “Os Respigadores e a Respigadora” e o fotógrafo viajaram pelo interior da França em busca dos seus novos protagonistas, retomando o gosto de ambos pelas imagens e pela arte do encontro.