Filme de Dandara Ferreira e Lô Politi Cartaz daqui: https://www.doistercos.com.br/ |
Filme à volta da vida e das canções da cantora brasileira Gal Costa. A intérprete é Sophie Charlote que encarna a tímida cantora que, no fim da década de sessenta, vai da Baía até São Paulo e depois pousa nas águas cálidas do Rio de Janeiro, sempre com o fito de se tornar cantora, ou como terá dito, João Gilberto, "Gal - a maior cantora do Brasil".
O registo é enérgico e melancólico, não podemos esquecer que se trata do Brasil da ditadura militar e, sobretudo, da vontade de igualar as modas e as novidades que chegavam do norte, sendo também esse o desejo da sua juventude. O que foi, afinal, o movimento Tropicália? Abalo e força desse desiderato juvenil ao absorver os sons e ritmos provenientes da cultura anglo-saxônica, à altura, irradiante e dominante, dando-lhe, assim, o seu cunho tropicalista. No fundo, pretendiam dar a conhecer esse Brasil em mudança que ousava arriscar e se projectar no futuro, tal como a letra desta canção: “Você
precisa saber da piscina/Da margarina, da Carolina, da gasolina/Você precisa
saber de mim/Baby, baby, eu sei que é assim”. Belo e sedutor filme sobre uma das grandes vozes da música popular brasileira.