quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Ruas Com Gente Dentro - Exposição de Fotografia de Carlos Olyveira no Out of Blue Hostel

«Quando somos levados a fixar durante muito tempo o mesmo objecto, transformamo-lo.»
Do manuscrito Contos do Gin Tonic
de Mário-Henrique Leiria

Doze são as imagens que fazem "Ruas com Gente Dentro", uma série de Carlos Olyveira, e têm como principal referência as ruas e lugares da baixa de Ponta Delgada - focando espaços que dão conta da renovação cultural e social da cidade. As fotografias, todas elas com a presença de pessoas, sob o signo do quotidiano e da novidade, mostram a individuação desses novos pontos de referência, desde a mercearia “gourmet”, o hostel em construção, o restaurante vegetariano, a galeria multi-artes, o estúdio de roupa, as lojas de artesanato, o trabalho na Tipografia até ao ócio criativo e tertúlias à volta dos ditos “cafés alternativos”.
O fotógrafo interroga, na sua estética a preto e branco, o discurso da mudança incutido pelas viagens de “baixo custo” e as transformações estimuladas pela movimentação do turista. Destaca-se nas imagens a presença humana, onde proximidade e relações são marcadas por esses códigos citadinos associados à transformação dos locais e do seu novo “modus vivendi”.
             Carlos Olyveira oferece-nos um possível mosaico citadino em forma de espelho, enceta um diálogo com os lugares de todos os dias e proporciona-nos campo aberto para perspectivas e sentidos distintos. E porque não afirmá-lo, um momento favorável para pensarmos em modos de nos representarmos e de nos vermos.