quinta-feira, 7 de julho de 2016

Sala de Embarque: Quinto Ensaio

Fotografia de Carlos Olyveira
Que dia cinzento e chuvoso em Santa Clara, capacete total e um clima que abafa toda a energia circundante. Avista-se no ar um avião que passa em direcção ao aeroporto João Paulo II, inaugurado em 24 de Agosto de 1969, situado na zona da Relva, pertença do concelho de Ponta Delgada. Daqui podemos imaginar aqueles passageiros que dali a pouco passarão, também eles, por uma sala de embarque. Naquele caso entrarão na zona de chegadas, tão pouco saberão eles que é de partidas que  nos encontramos neste "barracão" a ensaiar e trabalhar.
Avançamos para o quinto ensaio, agora com o texto muito mais sabido, quase decorado pelo coração, as personagens vão crescendo, ganhando força e identidade. Temos, é certo, ainda um mês pela frente e com isso quer dizer que estaremos com o foco e a mente concentrados em ensaiar de forma consecutiva e persistente este texto intitulado “Sala de Embarque”.
Como deve ser essa fala que relaciona com um comportamento humano reconhecível? Um ser humano fala para obter aquilo que ele, ou ela, quer” diz-nos David Ball em “Para Trás e para a Frente” e acrescenta: “Essa é a chave da linguagem dramática, uma linguagem bem distinta da linguagem da poesia ou da prosa escrita não dramática. E é a chave para uma criança ao aprender a falar. As crianças aprendem as palavras como instrumentos para controlar o meio ambiente – para obter o que querem. Talvez, a maturidade nada mais seja do que aprender meios mais eficazes que berros, a fim de obtermos o que queremos. Quando o bebé grita e fica vermelho, ou quando o adulto entoa “Eu, por favor, gentil mortal”, ambos querem alguma coisa. Aquilo que uma personagem quer motiva a fala. Um ser humano pensa em muitas coisas, jamais expressas. Dentre essas inúmeras em que uma pessoa pensa, ela selecciona o que quer dizer, de acordo com o que quer. Veja isso de outro modo: se você nada quer, você nada diz. Nem tudo no drama espelha a vida real, mas a fala sim. Uma personagem que fala, quer alguma coisa; de contrário, não falaria. Esse elemento universal da natureza humana é a base de todo o drama.”  Eis-nos por isso à procura da intencionalidade dos gestos, dos movimentos, a construção e interiorização de cada personagem. Conseguiremos? Resta-nos seguir o exemplo de quem faz as coisas bem: ensaiar, ensaiar, ensaiar…

Poesia à Quinta-Feira

Tascà (ode à PSP - Palco dos Sonhos da Poesia)

No receituário extenso das madeiras
A contínua respiração exclusiva
Sobejam líquidos vertidos das arcadas
Em noctívago jorro que vela das canseiras
Fotografia: Bruno Gaudêncio

Escutam obsoletas vozes desavindas
Versos e rimas de bardos compulsivos
Secos frutos devoram apreensivos
Notando-se à distância o odor dos livros

Cigarros misturados de incertezas
À laia de brotar inspirações
Canceladas vagas de tristezas
Destilam por ali no temor das emoções

Despedem-se como velhos amigos
No cúmulo dos altares reluzentes
Abarcam contos e demais narrativas
Lembram-se das horas e dos poemas lidos.

-in Cadernos de Poesia, Maio de 2016.

A Fórmula

Temos que estar preparados para o pior
e desfrutar aquilo que é bom. Isso é 
a fórmula. Saber que nada é eterno;
que a palavra é sempre enganadora,
falsa, equívoca; que aquilo que hoje nos une
eternamente, amanhã será mentira, talvez ódio, 
história da carochinha; que a vida venha 
enquanto felicidade. Saber que é assim 
ou que poderá vir a ser. E viver como se o tempo
nos devesse alguma coisa, como se fosse nosso
exigindo de sobra aquilo que nos pertence. 

Karmelo C. Iribaren - (Tradução livre)