segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Cenário

Fotografia Carlos Olyveira


Substantivo masculino

1. Conjunto das vistas e acessórios que ocupam o palco ou o local de uma representação teatral, televisiva ou cinematográfica ou de um espectáculo semelhante.
2. Plano de uma peça, de um romance.
3. Documento escrito que descreve cena por cena o que será rodado em cinema ou televisão.

-in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Três poemas Urbanos

Cate Blanchet

Se te visse apenas diria
que és assim assim
um girassol ligeiramente inclinado
nesse teu vestido em tons lilás brilhante
ao longe
já que perto nem de binóculos
isto é
se me permitissem ver
a ligeira ruga e o lóbulo auricular
avistados há tempos num filme 
dum clarinetista habitante de Manhattan

Rua D´Agoa

Não corre nenhum rio por ali
sendo o oceano além das portas
É tudo uma questão de estilo
ou não
a varanda por contemplar
as nuvens e o céu celeste
sem brisa
adormecidos como diosas cigarras
em pleno dia lembrando
outros minúsculos vasos de flores
aguardando a foz deste Estio


Padeiro

Não te vi hoje ao serviço
empunhando a massa e o boné

Devias estar escuso e recluso
daquele alvo oceano mimetizado

Uma assembleia de gente nívea
reunida em baile e celebração

O fermento serve o propósito
tal a indumentária confecionada

Nem o surgimento da alba amotinada
esmorece fadiga tua ao amanhecer

Ontem escrito numa parede da cidade

Melancolizar é um verbo interessante

Homenagem a Ana Vieira

Ana Vieira: E o que não é Visto de Jorge Silva Melo, Doc 56 m
                       
            A Galeria Fonseca e Macedo pretende  homenagear hoje e amanhã a artista plástica Ana Vieira. Esta noite apresenta, pelas 21h30, um documentário sobre a obra da artista. É no Cine Solmar, com o apoio do 9500-Cineclube de Ponta Delgada. Eis a sinopse do trabalho realizado por Jorge Silva Melo: "É insólito o lugar de Ana Vieira na arte portuguesa: trabalhando o rasto, a sombra, a passagem da luz (ou dos corpos?), o reflexo, a sobreposição, a pegada, a memória ou a planificação do futuro (qual delas?), a sua arte enfrenta o invisível. E questiona o lugar do espectador, colocado sempre"de fora", com a consciência do "off"." A entrada é gratuita.