domingo, 23 de abril de 2023

"Nuvens": Vivam os Nefelibatas!

"Nuvens", Araucária edições
(https://araucaria.pt/)

       Este blogue viveu sempre de nuvens e de nefelibatas. Gente que vive, portanto, em colaboração permanente com outros nefelibatas e demais estudiosos destes fenómenos naturais. Este blogue já teve ao longo dos anos diversas nuvens nomeadas em distintas línguas, expressas aqui em diferentes locais das ilhas. Houve também uma peça de teatro em que uma das personagens elencava as nuvens que via no céu, perdia-se na fantasia e nos sonhos de nuvens feitas almofadas, intangíveis.
       Saúde-se, pois, o lançamento de “Nuvens”, com textos científicos de Patrícia Vicens Navarro, Diamantino Henriques e Fernanda Silva Carvalho, as fotografias de Alberto Plácido, um texto poético de Eduardo Brito, sendo o grafismo de José Albergaria e a edição de Blanca Martín Calero, com a chancela da Araucária Edições. 
         Este belíssimo objecto gráfico contém, na página 70, a seguinte pergunta: “- O que é uma nuvem? Uma nuvem é um agregado de gotas muito pequenas, de cristais de gelo, ou da mistura de ambos, cuja base se encontra acima da superfície do globo terrestre e pode ser identificada desde o local de observação”. Misturam-se, assim, imagens, referências e descrições de nuvens polimorfas com o rigor científico de textos de autores com credenciais na Meteorologia. A arte e a ciência lado a lado, como há muito não se via.
      “Nuvens” é, sem qualquer dúvida, um momento editorial de grande alcance no que toca às edições feitas neste recanto insular. É pouco? Trata-se, sobretudo, de um objeto delicado, pautado por fotografias excelsas, textos rigorosos e uma qualidade gráfica de gracioso recorte. Para ler e andar, quase sempre, com nuvens na cabeça!