quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Sala de Embarque: Celebrar Setembro!

O início do cartaz por Júlia Garcia
Há Setembros daquela infância que é legítimo agora recordar: afastávamo-nos assim o mais longe possível de casa para brincar com outros companheiros, perdidos pelos campos a comer fruta e espigas, ou então à deriva na praia do pescado no meio de poças de água com barcos de latão ou ainda as tardes passadas com as carripanas a deslizar nas descidas para logo a seguir brincar com caricas coloridas com os cromos da bola, mais tarde, com berlindes e abafadores. Tantos anos depois é normal que ainda permaneçam no corpo feridas, marcas e cicatrizes escondidas de uma possível irritação paternal. Isto tudo passou-se algum tempo antes das temporadas na cidade da Figueira da Foz, no interior das salas do Casino a ver filmes “esquisitos” no seu Festival de Cinema. Julgo, tantos anos depois, ter sido importante para a formação do gosto ou abertura para as ditas novas cinematografias.
É em Setembro que se anuncia também o esmaecer das folhas das árvores e o tempo fresco e, por isso, torna-se possível visitar a Tipografia Micaelense, situada na Rua do Castilho, número 33B, em pleno centro histórico da cidade de Ponta Delgada. No seu interior, já lá está a designer, Júlia Garcia, a desenhar e compor o cartaz e os postais para “Sala de Embarque”, com a ajuda do pessoal da casa: o Dinis Botelho e o Eduardo Furtado. Fundada em 1957, a Tipografia Micaelense é um universo tipográfico vivo, repleta de mistérios e subtilezas que permanecem no interior de cada gaveta. Aguardaremos ainda uma semana, pois temos algum tempo para a revelação de técnicas antigas de impressão e pelos tipos ali guardados e  horas de trabalho e de paciência necessários.
Os ensaios e preparação da peça atingem agora a velocidade de cruzeiro. Os resultados da repetição começam a dar os seus frutos e podemos ficar, entretanto, satisfeitos quando ouvimos dizer que aguardam a estreia. Em suma, fazendo uma analogia com outros Setembros, pretendemos que, também este, seja curioso e inventivo… 

Les Nuages, les Nuages...

Fotografia de André Almeida