domingo, 28 de maio de 2017

"A poesia está cá dentro e sai quando deve sair"

“-Que leitura faz da poesia que tem sido editada nos Açores, especialmente pelos autores da nova geração?
-Emanuel Jorge Botelho: Autores da nova geração, conheço poucos nos Açores. Refiro o jovem Leonardo Sousa, que tem uma poesia muito boa. Mesmo na prosa não conheço muito e, do que conheço, talvez fosse preciso trabalhar um pouco mais, na minha opinião pessoal.
-É indiferente escrever na margem da Lagoa das Sete Cidades ou dentro do Metropolitano de Lisboa?
E.J.B: Eu acho que sim, por estranho que possa parecer. Lembro-me de andar com um caderninho na algibeira, durante as viagens de metro em Lisboa, e de me saírem coisas que, se calhar nas Sete Cidades não me sairiam…A poesia está cá dentro e sai quando deve sair."

Excerto da entrevista de Emanuel Jorge Botelho à “Biblioteca Açoriana”, Antena 1 Açores.

Um verso de Márcia

Eu sei que é fácil de montar o aparato da menina que é culta

Pescadores

Os filhos dos pescadores
São pequeninos búzios
De silêncio
E de sonoro fervilhar das ondas

As ruas dos pescadores
São como o convés dos barcos
E como o soalho das casas 
Dos pescadores

As mulheres vestem-se com redes 
E usam as conchas no lugar dos brincos
E nos dias em que choram
As ondas são manhãs sobre o meio-dia

Daniel Faria, edição de Vera Vouga, Quasi Edições, 2009.

Sala de Embarque: Mês de Junho

Cartaz de Júlia Garcia
   

        Mais duas apresentações a ser preparadas, organizadas, e já disponíveis para as vossas agendas: Vila Franca do Campo e Lagoa, 9 e 10 de Junho, respectivamente. Duas terras micaelenses, dois palcos que pedem outra vez a vossa receptividade, o vosso ânimo, a vossa boa vontade. E nós, cheios de entusiasmo, cada vez mais atentos, prosseguimos viagem. Com cara de muitos e bons amigos (muito obrigado, Lígia e Miguel!) que nos foram dizendo o que estava bem e o que estava mal, aguçando cada vez mais este nosso gosto por aprender, prontos por alcançar mais conhecimento ou ficarmos na posse de sábias experiências, sempre com a ideia presente que só através de muitos ensaios, bastante estudo e prática conseguiremos levar mais longe este nosso desempenho teatral. E, para já, iremos contar com o envolvimento de pessoas que juntaram a nós, sobretudo em Vila Franca do Campo, pois trata-se dum projecto de finalistas da Escola. Em breve, contaremos quais são os nossos futuros planos de embarque…