segunda-feira, 13 de março de 2023

Da Prosperidade...

         “(…) Não me interpretem mal, sou fã da prosperidade. Há imensas vantagens na riqueza que a pobreza não deve impedir. Mas há umas poucas vantagens da pobreza que a riqueza não deve ocultar. Humildade, sentido de comunidade e de partilha são por maiores que podem ficar para trás quando andamos focados na caça ao guito. Esses eram os nossos maiores tesouros. É para abrir mão deles em definitivo?
         Talvez isto de ganância e do consumismo seja um sinal dos tempos…Mas temos mesmo aceitar os tempos que nos dão ou podemos criar os nossos? Não dá para continuar a ser quem somos e tornamo-nos prósperos? É impossível sermos ricos sem nos tornarmos gananciosos e consumistas?
          Tem já alguns anos que procuro casa para morar. Intensifiquei a busca este ano, depois de ter um bebé e achar conveniente dar-lhe um teto permanente. Não que seja necessário, que nos países do norte grande parte não terá casa própria. Mas ao preço a que por cá os arrendamentos andam…
        Está tudo tão caro. Na região só o mormaço, a humidade, a falta de tacto, de criatividade e de arrojo continuam a um preço simbólico. Valha-nos isso."

 Francisco Bradford Câmara in “9 Bairros”, Setembro/Dezembro de 2022