sábado, 6 de janeiro de 2024

Botas Cá Fora

Tânia Neves dos Santos

Fernando Matos Silva na Cinemateca

in Público, dia 4 de Janeiro de 2024
       Fernando Matos Silva será alvo de uma retrospectiva do seu trabalho na Cinemateca durante o mês que agora começa. Momento, pois, para vermos obras como "Mal Amado"(1974), e todos os seus  trabalhos condensados num título sugestivo: "Fernando Matos Silva -O Cinema a Fazer Realidade". 
       Durante o mês de Janeiro serão exibidas também as suas curta-metragens realizadas nas décadas de 60 e 70, os seus documentários realizados com a sua Cinequipa ou ainda filmes que colaborou como assistente de realização, tais como "Belarmino", de Fernando Lopes, ou "Mudar de Vida", de Paulo Rocha.
         Fernando Matos Silva nasceu em Vila Viçosa, em 1940, tendo estudado em Londres na década de 60 e regressou a Portugal para assinar filmes publicitários e acompanhar com imagens e documentos fílmicos o processo democrático em curso.
        Recorde-se, pois, a presença do realizador numa sessão do Plano Nacional de Cinema da Escola Secundária da Ribeira Grande, que ocorreu no Arquipélago, Centro de Artes Contemporâneas, em Junho de 2022, onde apresentou o seu documentário "Lúcia e Conceição", filme realizado em 1975 sobre a apanha do chá no lugar da Gorreana, Ribeira Grande, Açores. 

Samuel Beckett

Samuel Beckett seated, and smooking, 1970
Giséle Freund
in Revista Electra nº22