terça-feira, 20 de junho de 2017

O Painel do Gil Eanes ou a "Família Piscatória"?


 
   O Painel do Gil Eanes, intitulado alguns anos mais tarde de “A Família Piscatória”, trata-se de uma encomenda de Henrique Tenreiro, «patrão das pescas», ao pintor micaelense Domingos Rebêlo. Os motivos presentes no painel são referentes à assistência aos pescadores promovida pela Organização Corporativa das Pescas, em que se exaltam as obras sociais do estado: a mútua dos pescadores, a escola, o bairro habitacional, o apoio às crianças e velhice, a construção naval ou o serviço ambulante de venda de peixe. Há também os perigos e aventuras da pesca do bacalhau com a alusão à presença dos icebergs. A principal figura humana, patente num rosto duro e sério, camisa aos quadrados, numa pose “
einsensteiniana”, dizem que é a de Mariano Cafua, pescador de Vila Franca do Campo mas não consta que tenha participado nas campanhas do bacalhau nos mares do norte. E segundo reza a lenda, este era amigo do pintor, tendo servido de modelo para alguns dos seus quadros. Por último, conhecendo a obra de Domingos Rebêlo seria de todo uma injustiça apelidá-lo de “pintor do regime”, o que julgando-o mais próximo da religião e da corrente franciscana, o pudéssemos, com mais confiança, denominá-lo de “pintor místico”.

3 comentários:

  1. Quando entrei em 1965 para as Organizações Corporativas das Pescas - Grémio A. P. Bacalhau e colocado no Gabinete do Delegado do Governo, Junto das Organizações das Pescas Alm. Henrique Tenreiro, vi pela primeira vez este Quadro/Painel ocupando a parede de fundo da sala de trabalho do Alm. Henrique Tenreiro, Delegado do Governo. Tendo-se mantido até 25ABR74, transferido para a sala de reuniões da Comissão R. C. Bacalhau em Alcântara. Actualmente encontra-se no Museu Marítimo de Ílhavo - Aveiro

    ResponderEliminar
  2. Does anyone know where someone could obtain a copy of this print?

    ResponderEliminar
  3. Jane, you can ask for the print here: https://museumaritimo.cm-ilhavo.pt/

    ResponderEliminar