sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Janeiro Alves Redarguiu Pouco Tempo Antes do Verão Capitular

Caríssimo Doutor Mara,

É com enorme regozijo que recebo a sua missiva, que como é costume, constitui o testemunho bem redigido de uma vida de ócio e laxismo, e que me diverte nestas curtas pausas que faço para o ler. Na verdade, e ao contrário da vida pacata do meu amigo, estou num pleno de afazeres que se devem à meticulosa preparação da minha viagem, sobre a qual ainda não tive o prazer de o informar, mas que dentro de poucas palavras o meu amigo ficará ao corrente. Há umas semanas atrás, tentando escapar a um fluxo de turistas algo descontrolado e sob o efeito de uma relativa histeria, decidi ir visitar uns antiquários suburbanos, onde acabei por comprar uma Leica de 1985, impecável, a estrear. Comecei logo ali a fotografar a suburbanidade. Ao passar numa zona mais comercial, olhei para a loja Pull & Bear. Não entrei, fiquei apenas a observar o nome da loja. Foi então que decidi ir fotografar ursos para a América do Norte. Parto amanhã para o Canadá, apenas com uma pequena mala onde tenho todo o tipo de apetrechos para a máquina, um camuflado a imitar carvalho americano, algumas conservas bom petisco e uma garrafa de macieira, e um livro sobre ursos, para além de outras bugigangas e roupa quente. Assim, serei breve nesta minha carta, pois vou agora a um workshop de “defesa pessoal perante um ataque de urso”, e ainda tenho de ir comprar cotonetes.
Deixo-lhe por fim meia dúzia de palavras para lhe dizer que conto consigo para a elaboração da agenda para as Conferências da Fajã de 2018, pois o evento aproxima-se e o Doutor Mara necessita de pôr as suas capacidades ao serviço da sociedade pós-moderna, em detrimento desse arrastamento doentio em que se encontra, da cama para o sofá, do sofá para a tasca, da tasca para as termas, das termas para o jardim, do jardim para o restaurante, do restaurante para a sauna, da sauna para a festa, da festa para o sol que lhe queima as pestanas e lhe coze o cérebro.
Se não der notícias da América do Norte e se entretanto não for comido por um urso ou atropelado por uma carrinha de caixa aberta, dar-lhe-ei as mais refrescantes novidades no meu regresso. Até lá, um bem-haja e prepare-se para o frio que aí vem. Cuidado com os nevoeiros ou neblinas matinais, e outras coisas que tais.

Deste seu humilde servo,

Janeiro Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário