Para fazer uma obra de arte não basta ter força, é preciso também viver um grande amor.
Mozart
Para fazer uma obra de arte não basta ter força, é preciso também viver um grande amor.
Mozart
Terminou mais uma edição do Tremor, um festival de música que se pauta pela descoberta e diversidade sonora ao mesmo tempo que permite o encontro com a beleza natural dos espaços insulares. Foi com os Ferro Gaita, num dos palcos do Pinhal da Paz, que se deu o encerramento desta sexta edição, com os compreensíveis funanás e coladeiras oriundos de outro arquipélago de tom africano: Cabo Verde. Com oito músicos em palco, esta banda longeva provou ser sinónimo de ritmo, festa e folia, com os festivaleiros imparáveis na aceitação dos ritmos e apelos à dança. Nos dias anteriores, houve tempo para ouvir a versão renovada de Lena d´Água, acompanhada pela Francisca Cortesão e Benjamim, misturando passado e futuro na sua voz plena, ouviu-se também a energia e alegria dos Clã, sempre com a contagiante presença de Manuela Azevedo, sentiu-se o carismático e garboso, Casper Clausen, em deambulações sonoras a solo e recém regressado de uma tournée europeia, ainda as baterias em diálogo dos CZN, o trio sonoro Filho da Mãe, Norberto Lobo e Ricardo Martins, a maravilha e entusiasmo da Associação de Surdos de São Miguel + Onda Amarela, entre tantos outros que por aqui se ouviram e fundiram. Para lá da música, ficam também os cheiros das árvores e plantas, as flutuações das nuvens, as cargas de água que foram caindo ao longo destes quatro dias e ainda todo o ambiente natural e humano destes espaços que fazem toda a diferença de um festival que faz jus ao prazer e júbilo de aqui viver, estar e visitar. Muito obrigado!
no possessions
John Lennon deve ter sido das minhas primeiras grandes paixões musicais. Conheci a sua música, as suas canções, no momento em que foi assassinado em pleno início dos anos oitenta. Era muito miúdo e os Beatles chegariam depois tal como o Paul McCartney. Tinha dez anos quando comprei uma cassete com os temas do disco "Imagine". Durante um ano um sentimento platónico obrigou-me a telefonar e deixar tocar o tema "Woman" num gravador de cassetes até que a ouvinte desligasse a chamada. Com “Imagine” não resisto a pensar que não temos emenda e que só mesmo a imaginação nos salva.
Era capaz de atravessar a cidade em bicicleta só para te ver dançar.
E isso
diz
muito sobre a minha caixa torácica.
in Jóquei, Tinta da China, 2014.
"As palavras são essencialmente uma forma de alquimia. Permitem a cada um de nós descobrir, captar, explorar, identificar, transformar, analisar e até habitar o mundo à nossa volta."
Alberto Manguel in Revista Expresso, 3 de Setembro de 2021
Tarda-me tudo tanto tudo sob os dedos
algo
que esconde um rastilho
atear
um fogo
planear
uma emboscada
Mesmo os teus cabelos
tarda-me
em tê-los
Esperei
por ti
o
cumprimento dos dias
Começava
logo de manhã
e
ficava na mesma pedra até ao sol posto
E
no entanto sabia que não virias
Desde
criança que chego ao Inverno em Agosto
The sun shines high above
The sounds of laughter
The birds swoop down upon
The crosses of old grey churches
We say that we're in love
While secretly wishing for rain
Sipping Coke and playing games
September's here again
September's here again