quarta-feira, 7 de junho de 2023

Sobre a arte da montagem de Urbano Bettencourt

Quanto o técnico do estúdio
os reuniu na foto, lado a lado,
já tinha havido uma guerra,
algumas batalhas perdidas, outras
nem tanto;
as tropas tinham feito e desfeito cravos,
tão cedo idos desta vida como a via
original para o socialismo.
Mas eles não podiam sabê-lo ainda
nesse momento em que desfitavam o fotógrafo
e inscreviam no futuro o olhar cruzado
com que não me olham agora
muitos anos depois.
 
A pequena glória do técnico será mesmo essa,
a de inventar-lhes uma história,
anulando a distância que vai de um natal dele
sobre o Sado, em 70,
à ilha dela e a um outro estúdio
que o tempo baniu do mapa da cidade.
 
 Falemos, então, de ficção
a propósito de foto & cine,
os planos, a montagem, as elipses
- motivos para uma conversa, oh mon dieu!, com Eisenstein
na Escola de Cinema de Moscovo.

 in Com Navalhas e Navios, Companhia das Ilhas, 2012

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