segunda-feira, 15 de junho de 2015

À Tardinha com a Veja e o Vejo...

Vejo: Boa tarde, bons olhos te vejam. Como vais?
Veja: Bem, obrigado e abrigada como deves imaginar.
Vejo: O que fizeste hoje?
Veja: Hoje desenhei vários percursos, delineei rotas dos meus dias futuros, pintei-me de várias cores e nadei junto de várias rochas.
Vejo: Daí te apelidarem de papagaio?
Veja: Sim. Prefiro papagaio a Sparisoma Cretense, nome científico, mas como fêmea sou bastante 
colorida.
Vejo: Tiveste um dia cansativo?
Veja: Sim, bastante. Agora vou procurar águas profundas, nadar um pouco…viajar de olhos bem abertos.
Vejo: Já vi que és contemplativa, observadora?
Veja: Certo. Sabes que tenho que fazer jus ao meu nome.
Vejo: Contaram-me que nem à noite fecham os olhos, permanecem em estado letárgico, adormecem de olhos abertos, ainda que sempre atentas.
Veja: Dormimos bem lá no fundo, mas estamos sempre alerta. Temos uma película que nos ajuda a camuflar dos potenciais predadores, confiamos tanto na camuflagem que nos podem tocar enquanto dormimos sem acordar.
Vejo: O que costumam fazer no verão?
Veja: Vamos preparar as nossas famílias futuras, essencialmente em Agosto e Setembro aumentamos de número, ainda que depois gostemos de viajar com um grupo de seis.
Vejo: Constato que agora te encontras sozinha.
Veja: É por pouco tempo…vou já embora.
Vejo: Como gostaria de ir contigo…
Veja: Outro dia. Prefiro viajar sozinha para depois contar o que me aconteceu. Há muito que me encontro a nadar junto das rochas em busca de algas e invertebrados. É altura de procurar outras águas…outros mares.
Vejo: Vejo que sim. Boa viagem.
Veja: Até mais ver.
Vejo: Assim seja. Gostei de te ver. 

Sem comentários:

Enviar um comentário